Afinal o que é Inbound Marketing?

Trata-se da atração de leads, potenciais clientes, através da produção e publicação de conteúdo.
Alguns pensaram que era uma tendência, mas é já, um método comprovado e veio pra ficar. Não é por acaso, pois os números impressionam.

O método é capaz de gerar resultados expressivos em marketing e vendas, em inúmeros segmentos de mercado, incluindo venda de produtos, prestação de serviços ou mesmo profissionais autônomos.
Embora cada ramo tenha um perfil, o processo de decisão da escolha do profissional vai seguir o mesmo ciclo: reconhecimento de um problema, consideração da solução, análise de alternativas e contratação do serviço.
Mas qual o segredo e a maneira correta de executar?
A Lavi Marketing, consultoria especializada em Inbound, preparou o conteúdo abaixo para você entender melhor e incluir na sua estratégia de negócios antes que o concorrente o faça.

1 – Leads no lugar de “curtidas”
“Quem não é visto não é lembrado” continua sendo verdade. Mais do que nunca, porque antes de procurar um especialista o cliente irá pesquisar na internet sobre o assunto.
E aí, apenas o marketing institucional, mesmo se feito nos meios digitais, é incapaz muitas vezes, de gerar resultados efetivos. E principalmente, mensuráveis.
Reforçar sua marca ou mesmo atrair seguidores nas redes sociais certamente é importante, mas que tal converter curtidas em leads?
O Inbound consegue capturar seu público-alvo e transformar meras curtidas em efetivos clientes potenciais, com interesse legítimo no seu produto ou serviço.

2 – O Inbound integra diversas estratégias de marketing digital
O marketing mudou. Fazer marketing hoje começa com um bom site, passa por montar “anúncios” no Google, fazer bom uso das redes sociais e acompanhar os resultados.
Cada uma destas ações possui individualmente seus propósitos e resultados, mas o mais eficaz é justamente a integração do conjunto. E isso só é possível através do Inbound Marketing, reunindo conteúdo, metodologia e plataforma de automação.

3 – O comportamento do consumidor também mudou muito
A maioria do mercado economicamente ativo tem sido bombardeado com informação por todos os lados, em grande parte das vezes, informação indesejada, bloqueada como spam.
Inbound marketing é sobre o desejo dos clientes, não dos seus. Sua missão é ouvir. Entender o que e como o consumidor quer ter sua experiência de compra.
É um consumidor mais informado, que vai buscar orientação em materiais na Internet antes de consultá-lo.
Então o segredo está justamente em disponibilizar a ele o que será procurado, agregando informação relevante, e construindo ou reforçando sua autoridade.
E é este ponto que irá diferenciá-lo do seu concorrente.
Justamente por isso, o Inbound marketing é tão eficiente. Porque o conjunto de potenciais clientes só quer saber de uma coisa: como você poderá ajudá-lo.

4 – Inbound pode ser medido
Mais do que difundir sua marca gerar leads continua sendo uma das melhores maneiras de criar um funil de vendas, e para fazer isso, é preciso orientar o seu negócio para o marketing mensurável.
A importância em trazer visitas ao seu site está no fato de que será necessário um considerável volume de visitantes, parte dos quais se transformarão em leads, um percentual menor destes, em oportunidades, e talvez apenas 1% ou 2% se tornem seus clientes.
Por isso a importância em avaliar cada etapa deste processo.

5 – Inbound marketing é muito mais do que só marketing. É sobre gerar resultados, vendas.
Grande parte do desafio da implementação da metodologia do Inbound está no entendimento dessa nova forma de atender a jornada de compra dos clientes, através de um processo estruturado.
É por este motivo que as empresas que estão apresentando mais resultados atualmente, são aquelas que estão abertas a absorver um novo processo, eficiente, e manter uma equipe atualizada com as tendências de mercado para atender ao novo perfil de compra.
Ao mesmo tempo, contar com profissionais de marketing treinados e orientados segundo as melhores práticas será um fator crítico de sucesso para seu projeto.
Abordar um lead via web é totalmente diferente de abordar um lead de indicação, um processo que sua empresa terá que absorver.

A urgência por resultados de curto prazo, faz por vezes, com que uma estratégia focada e um crescimento sustentável do seu negócio não seja posta em prática.
Então quanto antes começar, antes aparecerão os resultados. Os que têm a ousadia da vanguarda normalmente retém esta posição, por serem capazes de assumir riscos e tirar proveito de métodos que com o tempo se tornam “lugar comum”.

Preparamos este conteúdo para auxiliá-lo a cumprir suas metas.

Os clientes sumiram? Precisa alavancar as vendas?
Solicite uma apresentação do assunto personalizada para seu negócio. Teremos prazer em discutir alternativas e apresentar uma proposta de trabalho, sem compromisso.
A Lavi marketing agradece o interesse e atenção e fica desde já a sua espera.